Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Cedarvale Ravine é uma residência de 295 m² para uma família de quatro pessoas que se localiza nos limites do desfiladeiro de Cedarvale, em Toronto. O desfiladeiro, característica mais marcante da topografia de Toronto, compreende artérias extraordinárias que fluem por toda a cidade gerando um acesso único para a área selvagem. Esta casa se localiza em uma típica rua de uma área residencial de uma cidade de porte médio, mas se volta para as florestas protegidas ao fundo da propriedade. O volume do edifício é formado através da manipulação dos volumes no terreno. A expressão escultural resolve as necessidades programáticas, maximiza as vistas, permite a entrada de luz natural e reforça as transições entre a paisagem suburbana e as formas muito primitivas da natureza.
A circulação da casa é uma trama entre espaços íntimos, sociais e jardins que levam a um ambiente delimitado por panos de vidro ao fundo da casa. Esta é a cozinha e área de estar, o coração da casa. Este espaço também define o limite sul do jardim. Este volume foi concebido para ter apenas um pavimento, permitindo a entrada de luz em seu interior e vistas para o desfiladeiro. Grandes extensões de vidro desmaterializam o edifício monolítico de pedra e dissolvem os limites entre o interior e o exterior.
O edifício é revestido com pedras provenientes de Ontário. Pedras de 5, 7 e 10 cm são dispostas em uma seqüência irregular. As dimensões aleatórias das pedras variam, enfatizando as linhas horizontais da casa.
No primeiro pavimento, um volume em balanço revestido com zinco emoldura vistas para as florestas. Ele flutua sobre e para além do volume principal de pedra e permite que a vegetação do desfiladeiro seja trazida para dentro do terreno. Uma piscina reflete a luz para o espaço embaixo do balanço, onde a família pode desfrutar de atividades ao ar livre em torno da piscina.
Este balanço é a característica mais marcante do projeto estrutural. Ele é sustentado por treliças embutidas nas paredes cujas alturas vão do piso ao teto e se apoiam em um esbelto pilar. Os esforços do pilar são reduzidos através da divisão das cargas para as lajes da cobertura e do piso. Uma série de planos verticais e uma empena de concreto garantem a resistência lateral. Ao volume posterior em balanço é anexado uma cobertura para o carro, também em balanço, que atinge o limite frontal da propriedade. Sua estrutura é em steel-frame com fechamentos em madeira que se apoia em empenas de concreto.
As áreas privadas localizadas no primeiro pavimento possuem aberturas de vidro do chão ao forro e persianas de madeira internas. Este sistema permite o controle da luz do sol, privacidade, entrada de ar e controle de ruídos.
O primeiro pavimento se divide em duas asas separadas pela área de jantar de pé-direito duplo e pelo jardim. Este espaço de conexão é atravessado por uma passarela que leva a uma cobertura jardim. Nesta cobertura se localiza um pequeno canteiro com hortaliças para as refeições da família que também serve como isolamento térmico para a cozinha logo abaixo. Aqui, o desfiladeiro é trazido para dentro dos espaços do pavimento superior. Tanto o jardim quanto a cobertura verde estão de acordo com o interesse das autoridades em ter a porção posterior do terreno re-naturalizada como uma parte do programa de proteção ambiental do desfiladeiro.
A paleta de materiais restrita a pedra, madeira e concreto evita ornamentações desnecessárias, deslocando o foco da atenção para o terreno, a luz natural e o movimento através de uma variedade de espaços abertos. A Casa Cedarvale Ravine proporciona a oportunidade de celebrar os rituais cotidianos da vida em uma residência e reforça a experiencia de descobrir aos poucos um lugar especial.